62 9 8206 0191 / 3374 3050

 
Greve dos petroleiros chega ao 17º dia e já é a mais longa desde 1995

Os petroleiros entraram nesta 2ª feira (17.fev.2020) no 17º dia de paralisação. Pelo menos 21.000 funcionários de áreas operacionais da estatal e subsidiárias cruzaram os braços em 121 unidades da Petrobras em 13 Estados, de acordo com a FUP (Federação Única dos Petroleiros) –que reúne 13 sindicatos. A federação afirma que o efetivo total da petrolífera é de 33.000 funcionários.


A paralisação deste ano já é a mais longa da categoria desde o movimento grevista de 1995, que durou 32 dias.

Os grevistas questionam o cumprimento do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) de 2019/2020 e criticam o fechamento da Fafen-PR (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná), anunciado pela Petrobras em 14 de janeiro. Segundo o movimento, o anúncio da Petrobras foi feito sem diálogo e à revelia dos sindicatos. A medida, ainda de acordo com os petroleiros, resultará na demissão de 1.000 trabalhadores.

Petrobras nega impacto na produção
Até o momento, tanto a Petrobras quanto a ANP (Agência do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afastam o risco de desabastecimento em razão do movimento grevista.

Na última 6ª feira (14.fev), o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco disse que a produção de petróleo e derivados foi mantida intacta devido ao acionamento de equipes de contingência contratados emergencialmente.

O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, reforçou no mesmo dia o discurso de que não houve impacto na produção, mas manifestou preocupação com a continuidade da operação com equipes de contingência nas unidades da empresa.

Já nesta 2ª feira (17.fev), o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publicou que a Petrobras se prepara para eventual necessidade de importar combustíveis para não causar desabastecimento.

Até a publicação desta reportagem, a Petrobras não havia se manifestado oficialmente sobre essa possibilidade e também não comentou a atual situação das operações da empresa. Também não confirmou o número de funcionários que aderiram à greve.

Judicialização
Em 4 de fevereiro, o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Ives Gandra determinou que os sindicatos mantivessem 90% dos trabalhadores em serviço mesmo durante a paralisação, sob pena de suspensão de repasses e multa diária de R$ 4,5 milhões em caso de descumprimento.

A decisão foi mantida na semana passada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli. Na ocasião, a Petrobras celebrou a decisão por “assegurar a adoção de medidas necessárias para coibir descumprimentos e condutas de caráter abusivo“.

Parte dos grevistas afirma que a própria Petrobras está impedindo trabalhadores de entrar nas unidades e cumprir o mínimo de efetivo exigido pelas decisões judiciais.

“A medida é exagerada e estamos recorrendo“, afirmou Roni Barbosa, membro do Sindipetro do Paraná e de Santa Catarina. “Mas até que a decisão seja alterada, queremos cumprir.”

Barbosa, que também é secretário nacional de comunicação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), diz que a estatal está “intransigente” e se queixa da falta de diálogo: “Estamos entrando no 17º dia da greve e a Petrobras não nos chamou para nenhuma reunião de negociação, sequer informal”.

O sindicalista afirmou que a categoria está disposta a suspender a greve caso a petrolífera suspenda as demissões e abra o diálogo, intermediado pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Barbosa afirma que os grevistas “não querem prejudicar a população nem o abastecimento do mercado”. Ele também considera que a estatal está mantendo a produção de forma “precária e insegura” e afirmou que “as pessoas na contingência estão correndo risco”.

O representante do Sindipetro disse também avaliar que, até esta 2ª feira, “a greve estava sendo escondida da população”. Ele cobra que os veículos de comunicação divulguem a perspectiva dos grevistas tanto quanto a da estatal.

"""""""""""""""""

Agora na Rádio
 

Publicidades


Enquete
Qual a sua opinião sobre a ida da atriz Regina Duarte para Secretaria da Cultura?
Concordo
Discordo
Não tenho opinião formada
Ver resultados

As mais pedidas
Nenhum Registro Encontrado No Momento!

Estatisticas
Hoje: 22
Esta Semana: 101
Este Mês: 360
Total de Acessos: 17607
 
 
  RADIO SERRA DOURADA FM 98, 7 Trombas/GO. © Copyright 2020- Todos os direitos reservados.   RsfHost - Hospedagem e Streaming ACC